Boa madrugada! Ji-Paraná (RO), Quinta-feira, 24 / 04 / 2014


Livros didáticos serão escolhidos via conferência
Data da notícia:16/05/2011

> Professores do ensino médio terão até o dia 23 para enviarem o material escolhido para o MEC
(Da redação) O Ministério da Educação (MEC) realizará hoje (17) e amanhã (18) videoconferências em seu portal na internet para apresentar aos professores e técnicos das secretarias estaduais de educação os critérios didático-pedagógicos para a escolha dos livros que serão utilizados pelos alunos de Ensino Médio que estudam nestas instituições para o triênio 2012-2015. Segundo o MEC, o período de indicação das obras escolhidas será aberto no dia 23 e se estenderá até 12 de junho, em todas as escolas públicas de ensino médio.
Graziella Tinetti Passoni, professora de inglês e português de uma escola estadual de Ji-Paraná contou que esta iniciativa serve para facilitar a escolha dos professores, ao mesmo tempo que alguns inconvenientes observados em outras ocasiões não ocorram nesta escolha dos material para o próximo triênio. “Desta vez está proibido que representantes das editoras entrem dentro da escola para mostrarem o produto no qual representam”, contou.
A professora contou que a seleção do material é feita pelo corpo docente da instituição. “Temos que analisar o livro que iremos adotar, e em um segundo momento os professores se reúnem e fecham a lista dos livros didáticos que serão adotados pela escola”. Porém, antes da avaliação dos professores, os livros são escolhidos pelo MEC através de edital, no entanto antes deste material ser apresentando aos professores, passam por avaliação quanto à proposta pedagógica e à linha de pesquisa dos autores. As obras aprovadas são apresentadas às escolas pelo Guia do Livro Didático.
Escolhidas as coleções para cada disciplina, o FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) negocia os preços com as editoras e, por meio de contrato com os Correios, faz a distribuição. Os livros devem chegar às escolas antes do início do ano letivo.
Mesmo assim a professora consultada pelo CP afirmou que já houve casos em que erros crassos foram publicados nos livros que chegaram às mãos dos alunos. “Há algum tempo atrás um material sobre a história de Rondônia foi repassado aos alunos com erros nos dados históricos contidos nas páginas. Após a identificação do erro, o material foi recolhido mas mesmo assim, quanto dinheiro não foi desperdiçado?”, questionou Passoni.

NOVIDADE - Pela primeira vez, o MEC oferece coleções que contemplam todos os componentes curriculares. No primeiro dia de videoconferências, serão apresentadas as coleções de matemática, biologia, química, física e língua estrangeira moderna (inglês e espanhol); no segundo, língua portuguesa, história, geografia, sociologia e filosofia.
O Guia do Livro Didático de 2012 contém o resumo das obras selecionadas pelo MEC. Com o guia, professores e diretores podem indicar os títulos mais adequados ao sistema pedagógico. As dúvidas serão tiradas nas videoconferências, acessíveis aos interessados também pelo sistema de web conferência.



Esta noticia foi vista 955 vez(es)




NOTÍCIAS ANTERIORES
Digite a palavra desejada:






O Jornal Correio Popular é uma publicação pertencente à
EMPRESA JORNALÍSTICA C.P. DE RONDÔNIA LTDA Fonefax: 0** 69 3421-6853
E-mail´s da Redação: redacao@correiopopular.net - correiopopular@superig.com.br - cpopular@uol.com.br