Boa madrugada! Ji-Paraná (RO), Quinta-feira, 24 / 04 / 2014


Audiência debate preço do leite em Rondônia
Data da notícia:05/12/2011

Foi realizado no final do mês de novembro, em Ji-Paraná uma audiência pública para debater a Política Nacional para Cadeia Produtiva do Leite com parlamentares da Subcomissão Permanente do Leite (SPL) da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados.
Representantes de sindicatos, associações, laticínios e autoridades municipais, Estaduais e Federais participaram da reunião, com objetivo de acompanhar, avaliar e propor medidas sobre a produção de leite no mercado nacional, definir políticas de preços, combater a formação de cartéis, na produção de insumos lácteos e redefinição da carga tributária sobre o leite in natura.
“O setor produtivo do leite é o que tem maior capilaridade social, tem também o maior volume de famílias. Hoje a Argentina produz 12 bilhões de litros de leite por ano envolvendo 11 milhões de produtores, nós aqui do Brasil temos uma produção 30,6 bilhões de litros por ano e mais de um milhão de produtores. Em 15 anos seremos o maior produtor do mundo”, disse o relator da Subcomissão Permanente do Leite, o deputado Federal (RS), Alceu Moreira (PMDB).
Em Rondônia a produção é de 2,2 milhões de litros de leite por dia, demanda que saltaria, segundo os produtores, se não fosse o custo de produção com insumos e a falta de uma política de preço. “Há três anos vendíamos o leite a R$ 0,60 ou R$ 0,70 o litro, de lá para cá, nada mudou, continuam não valorizando nossa produção. Pior, é que quando vamos receber, pagam com valores reduzidos, e só sabemos na hora de receber”, desabafou Paulo Sérgio, presidente da Associação os Pequenos Produtores Rurais do Itapirema dois.



Esta noticia foi vista 742 vez(es)




NOTÍCIAS ANTERIORES
Digite a palavra desejada:






O Jornal Correio Popular é uma publicação pertencente à
EMPRESA JORNALÍSTICA C.P. DE RONDÔNIA LTDA Fonefax: 0** 69 3421-6853
E-mail´s da Redação: redacao@correiopopular.net - correiopopular@superig.com.br - cpopular@uol.com.br