Boa noite! Ji-Paraná (RO), Quarta-feira, 27 / 08 / 2014


Mirante da Serra realiza fórum dos Direitos da Pessoa com Deficiência
Data da notícia:13/06/2012

(Da Redação) Com o tema “Um olhar através da Convenção da ONU sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência: novas perspectivas e desafios”, as Secretarias de Assistência Social de Mirante da Serra realizou, na última terça-feira (12), o I Fórum Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência. O evento aconteceu no auditório Eduardo Valverde da Câmara de Vereadores de Mirante da Serra. Realizado pela equipe da secretaria Municipal de Trabalho e assistência Social e Centro de Referencia de assistência Social CRAS/PAIF, o fórum reuniu autoridades ligadas a Administração Municipal e representante diversa instituições do município, além de pessoas com deficiência e suas famílias.
Na abertura do fórum, a secretária de Assistência Social, Edna Nunes, afirmou que a inclusão é um grande desafio e que só a conscientização e o envolvimento de toda a sociedade nessas questões podem mudar o panorama das políticas públicas no país. “É preciso comover e envolver, tornando toda a sociedade mais participativa numa única causa de forma mais articulada para que os resultados apareçam”, frisou a secretária. “Até porque são os municípios os responsáveis no dia a dia pela execução, e aplicação de qualquer política pública. Então quando a sociedade participa e define as medidas que considera prioridade fica mais fácil transformá-la em lei“, explicou Edna Nunes.
Para a diretora da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Mirante da Serra), professora Marinete, a participação no fórum foi essencial. “Nós estamos felizes com a participação dos pais porque nós vimos unidos numa perspectiva única de inclusão e essa é uma busca de direitos”.
Ao falar sobre o assunto, o vice-prefeito Jandir Louzada de Melo, ressaltou que o poder executivo encontra-se à disposição para atuar em prol das prioridades da comunidade, em especial dessas pessoas portadoras de deficiência, e convocou todos a apoiarem a causa e a igualdades de todos. “Não é fácil ter um filho especial, mesmo com tantas leis que já foram criadas para proteção. É preciso quebrar as barreiras internas e as barreiras impostas pela sociedade”, argumenta.
Durante o fórum, foi abordados eixos do interesse da comunidade, com objetivo de avaliar e propor diretrizes para o aperfeiçoamento de políticas públicas buscando garantir e consolidar o fortalecimento da participação e inclusão da pessoa com deficiência na defesa de seus interesses, além de representar um passo decisivo na atualização da Política Nacional da Pessoa com Deficiência.

TEMAS - Durante a última terça-feira, foram debatidas e discutidas políticas referenciadas pelos quatro eixos orientadores. O primeiro, educação, esporte, trabalho e reabilitação profissional; segundo, acessibilidade, comunicação, transporte e moradia e o terceiro, saúde, prevenção, reabilitação, órteses e próteses e quarto, segurança, acesso à justiça, padrão de vida e proteção sociais adequados.
Com o resultado do fórum foram extraídas um total de vintes propostas que serão apresentadas pelos dois delegados eleitos (um governamental e um não governamental), ao final do encontro que representarão Mirante da Serra na Conferência Estadual das Pessoas Com Deficiência em Porto Velho que acontecerá em agosto deste ano. Com informações de Clemir Barbosa/mirantedaserraagora.com.


Esta noticia foi vista 1484 vez(es)

Compartilhe esta notícia com seus amigos:








Últimas notícias
>Classificados do dia 27/08/2014
>Rondônia sofre com altas temperaturas e tempo seco
>Câmara discute implantação do aterro sanitário
>Governo Federal destina 3,2 milhões de hectares para reforma agrária
>Vilhena assina termo e vai exportar carne para a Europa
>INFORME LEGISLATIVO DA CÂMARA DE JI-PARANÁ
>Município de Presidente Médici estrutura setor de obras e transforma realidade rural
>Secretário diz que prefeitura solicitou construção de casas populares
>População pode adquirir remédios gratuitos
>Compadre Toninho é homenageado no Museu de Comunicações

NOTÍCIAS ANTERIORES
Digite a palavra desejada:


SHOPPING DE OFERTAS


O Jornal Correio Popular é uma publicação pertencente à
EMPRESA JORNALÍSTICA C.P. DE RONDÔNIA LTDA

Fonefax: 0** 69 3421-6853
E-mail´s da Redação: redacao@correiopopular.net - correiopopular@superig.com.br - cpopular@uol.com.br