Jornal Correio Popular Notícia
PROTEÇÃO
Divisão de Endemias intensifica medidas contra a dengue

Data da notícia: 2024-01-17 17:45:27
Foto: Assessoria/Divulgação
Em 2023, ações foram desenvolvidas, incluindo educação em saúde nas escolas

A Divisão de Controle de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) está intensificando a luta contra a proliferação do Aedes aegypti, implementando medidas significativas no combate à dengue. Sob a liderança da Diretora da Vigilância em Saúde, Luzimeire Mosquini Costa, a equipe concentra esforços para proteger a comunidade local.

Em 2023, ações práticas foram desenvolvidas, incluindo educação em saúde nas escolas ao longo do ano letivo. Palestras educativas foram ministradas para crianças do ensino fundamental em diversas escolas no município, ressaltando a importância da participação ativa da comunidade na prevenção da doença.

Visitas domiciliares também foram intensificadas para identificar e eliminar possíveis criadouros do mosquito. As palestras nas escolas infantis terão continuidade em 2024, assegurando a conscientização contínua dos estudantes sobre a prevenção da dengue.

“Estamos comprometidos em educar a comunidade sobre práticas eficazes para eliminar possíveis focos do Aedes aegypti. A prevenção começa em casa, e a colaboração de cada cidadão é essencial para a saúde coletiva”, destacou Luzimeire Mosquini.

Em conjunto, foi realizado o Levantamento Rápido de Índices para o Aedes aegypti (LIRAa) em dezembro de 2023. Essa metodologia permite o conhecimento rápido, por amostragem, da presença de larvas do Aedes aegypti em imóveis. O último LIRAa indicou uma infestação predial de 2,9%, dados essenciais para direcionar ações e priorizar áreas com maiores demandas de criadouros.

A Divisão tem realizado bloqueios de Ultra Baixo Volume (UBV) para conter a disseminação do vírus, método eficaz na eliminação do mosquito adulto. Esses bloqueios são realizados de acordo com notificações recebidas pela Divisão de Vigilância Epidemiológica.

Fonte: Assessoria

Notícia vista 14671 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.