Jornal Correio Popular Notícia

HIV
Nova fórmula antirretroviral é distribuída em Rondônia

Data da notícia: 2024-01-24 17:55:01
Foto: Assessoria/Divulgação
O medicamento fornecido pelo Sistema Único de Saúde está sendo distribuído no estado pela Agevisa

A Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevisa) anunciou, nesta semana, um passo importante para o aprimoramento do tratamento de pacientes com vírus da Imunodeficiência Humana (HIV).

A Agevisa deu início à distribuição, em todo o estado, de uma nova fórmula de medicamento antirretroviral, marcando um avanço promissor na abordagem contra o vírus.

Com foco na eficiência e bem-estar dos pacientes, a nova fórmula é o resultado da fusão de dois comprimidos anteriormente prescritos separadamente, que se concentram em um único medicamento fornecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A infectologista do Centro de Medicina Tropical de Rondônia (Cemetron), Maiara Cristina Ferreira, comentou sobre a importância desse avanço. “Essa reformulação visa não apenas aprimora a eficácia do tratamento, como também, simplifica a administração e, por consequência, melhora a adesão à terapia, tornando-a mais prática e conveniente aos pacientes”, salientou.

O tratamento com a medicação recomendada ajuda a evitar o enfraquecimento do sistema imunológico. Por isso, o uso regular dos antirretrovirais é fundamental para aumentar o tempo e a qualidade de vida das pessoas que vivem com HIV e reduzir o número de internações e infecções por doenças oportunistas.

A incorporação dos novos medicamentos no SUS tem o objetivo de ampliar o número de antirretrovirais disponíveis para as pessoas vivendo com HIV/aids, medicamentos com formulação mais adequada às crianças, com mais comodidade posológica, maior potência e com menor toxicidade.

O diretor-geral da Agevisa, Gilvander Gregório de Lima, evidenciou a estreita colaboração com o Ministério da Saúde (MS).
“A Agência coordena a distribuição da nova fórmula, resultando por enquanto, em 20 mil comprimidos disponíveis nas unidades de Serviço de Assistência Especializada (SAE) em todo o estado de Rondônia. E reafirmamos o compromisso de fornecer opções terapêuticas inovadoras para aprimorar a qualidade de vida dos pacientes com HIV”, admitiu.

Fonte: Secom

Notícia vista 14361 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.