Jornal Correio Popular Notícia


ALAGAMENTO
ANA emite alerta amarelo de chuva para Ji-Paraná

Data da notícia: 2024-03-27 18:14:37
Foto: Assessoria/Divulgação
A orientação é que população redobre os cuidados e evite pontos críticos de alagamento

A cidade de Ji-Paraná está sob alerta amarelo emitido pela ANA (Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico). O órgão informou que o município tem possibilidade de chuva moderada a forte para os próximos dias. A orientação em qualquer situação emergencial, é ligar imediatamente para a Defesa Civil do município, bem como para o Corpo de Bombeiros no nº 193 e para a Polícia Militar no 190. Não é recomendável trafegar em vias alagadas. A orientação é procurar sempre rotas alternativas ou aguarde a chuva passar em local seguro.

Os dados são baseados ao vivo pela ANA e o alerta aponta que as chuvas devem alcançar entre 19 e 20 milímetros cúbicos por dia. A preocupação do órgão é que as chuvas coincidam com a vasão das águas que alagaram a cidade de Cacoal, o que pode favorecer o surgimento de pontos de alagamentos nas áreas mais baixas de Ji-Paraná.

Na segunda-feira (25), fortes chuvas causaram o transbordamento dos rios Tamarupá e Pirarara, em Cacoal. Segundo a prefeitura do município, mais de 300 famílias ficaram desabrigadas. O abastecimento de água para a população também ficou comprometido.

De acordo com a Defesa Civil, durante a noite e madrugada choveu 70 milímetros em Cacoal. Ao menos, oito bairros foram afetados e famílias precisaram sair às pressas de casa.

A cheia nos igarapés e rios afluentes do Machado nos municípios da região sul poderão ocasionar enchente na cidade de Ji-Paraná. A Defesa Civil está atenta à elevação do nível do rio Machado e caso haja necessidade, a população poderá solicitar o resgate, realizado em parceria com a Semosp e as equipes do Corpo de Bombeiros.


Previsão

Hoje, o município deve ter dia chuvoso. Segundo dados do Tempo Agora, a cidade tem previsão de temperaturas entre 25°C e 32°C e 77% de chance de chuvas ao longo de quarta. As temperaturas esperadas para a próxima semana, em Ji-Paraná, são: quinta-feira (28): 25°C a 31°C; sexta-feira (29): 25°C a 32°C; sábado (30): 25°C a 33°C; domingo (31): 26°C a 34°C; segunda-feira (1º): 24°C a 32°C; terça-feira (2): 25°C a 31°C e quarta-feira (3): 25°C a 31°C.

Fonte: Assessoria

Notícia vista 1456 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.