Jornal Correio Popular Notícia
SOLIDARIEDADE
Coleta de sangue é intensificada para reforçar estoque em hospitais

Data da notícia: 2024-04-17 17:47:32
Foto: Frank Néry/Secom
Fhemeron realiza ações de coleta itinerante em seis hemocentros de municípios rondonienses

O incentivo à doação de sangue é fortalecido pela Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia (Fhemeron), que destaca ser fundamental a manutenção do estoque de bolsas de sangue para atender às demandas de hospitais rondonienses.

A Fhemeron informou que, qualquer pessoa saudável, com idade entre 16 e 69 anos, peso acima de 50 kg pode se tornar um doador, (dos 16 até 18 anos incompletos, apenas com consentimento formal dos responsáveis).

De acordo com a Fhemeron, a mobilização acontece devido à alta demanda de sangue que os hospitais necessitam, diariamente, bem como, aos baixos números de doações no estado.

A doação de sangue ajuda a manter a reserva no banco de sangue, sendo essencial para assistência aos atendimentos nos hospitais.

A gerente de captação da Fhemeron, Maria Luíza Pereira, alegou que a conscientização da população favorece as doações.

“Pacientes de urgência e emergência do Hospital João Paulo II e cirurgias do Hospital de Base necessitam de transfusão todos os dias, e esse simples ato solidário, pode mudar a realidade de várias pessoas”, enfatizou.


Coleta itinerante

A Fhemeron tem reforçado as ações desenvolvidas nos hemocentros de Porto Velho, Ariquemes, Ji-Paraná, Rolim de Moura, Cacoal e Vilhena. Nos dias 12 e 13 de abril, equipes da Fundação de Hematologia estiveram em Guajará-Mirim, realizando as atividades de coleta. No dia 13 de abril, os cidadãos de Itapuã do Oeste, também puderam realizar doações, durante a ação na localidade. Estão previstas, ainda, para o mês de maio, coletas em parceria com o Instituto Escolar Somos Brasileiros (Iesb).


Como Doar

Com apenas um documento original com foto, pessoas com idade entre 18 e 69 anos e pesando mais de 50 quilos podem fazer a diferença na vida de até quatro pessoas, em apenas uma doação de sangue.

Jovens a partir dos 16 anos, com o consentimento dos pais ou responsáveis, estão aptos. Após uma rápida triagem, com aferição de pressão e check-up médico; o cidadão pode realizar a doação, que dura aproximadamente 10 minutos.

Fonte: Secom

Notícia vista 1307 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.