Jornal Correio Popular Notícia
VALE DO GUAPORÉ
Emater presta assistência a comunidades quilombolas

Data da notícia: 2024-04-26 18:06:30
Foto: Assessoria/Divulgação
A entidade desenvolve atividades na região desde 2019

Assistidos pelo governo de Rondônia por meio da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), quilombolas da região do Vale do Guaporé têm ganhando destaque na produção de alimentos e geração de renda para a comunidade. Inseridos nas políticas públicas de desenvolvimento agrícola e social, eles estão aprendendo a obter uma produção tecnicamente melhorada, a fim de agregar valor ao produto por meio do beneficiamento.

Além da produção de alimentos, são trabalhadas nas comunidades quilombolas de Santa fé e Forte Príncipe da Beira, em Costa Marques, Pedras Negras e Santo Antônio em São Francisco do Guaporé, atividades de inclusão ao desenvolvimento econômico.

A castanha é a principal fonte de renda na região, junto com a farinha. As comunidades receberam mudas de café e de urucum para diversificação da produção. No setor de turismo, os pescadores são orientados a emitir a carteirinha de pesca. Com isso, podem desenvolver a atividade de pesca esportiva. Também estão sendo realizadas ações de inserção ao crédito rural para aquisição de embarcações, com o intuito de fomentar o ecoturismo.


Políticas Públicas

A gerente da autarquia, Magnauele Gonçalves Marques, afirmou que, desde 2019, a Emater desenvolve atividades na região quilombola, trabalhando com café, hortaliças, frutíferas e mandioca para fabricação de farinha, levando as políticas públicas do governo estadual para o desenvolvimento das famílias.

“Conseguimos mudar a visão da comunidade, e pessoas que tinham saído para morar na área urbana da cidade voltaram para o campo”, pontuou.


Dados

Os remanescentes quilombolas são descendentes de escravos trazidos pela ação bandeirante que, no século 18, desbravou a floresta Amazônica em busca de ouro e pedras preciosas. Vivem em Rondônia, uma população de 2.926 quilombolas, conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2022, com destaque para a região de Vale do Guaporé, que é a mais populosa. Costa Marques abriga 1.935, o que representa 45,97% dessa população, que tem os ritos, cultura, e buscam preservar as tradições, ao mesmo tempo em que a inovação e tecnologia chegam para integrá-los à atividade produtiva.

Fonte: Secom

Notícia vista 1374 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.