Jornal Correio Popular Notícia

ENCONTRO
Cimcero e TJRO realizam capacitação de técnicos, secretários e viveiristas

Data da notícia: 2024-04-26 18:17:24
Foto: Assessoria/Divulgação
Atualmente, são 36 viveiros implantados em Rondônia, com capacidade de produzir mais de quatro milhões de mudas

Encerrou na sexta (26), o 4º Encontro de Técnicos, Secretários e Viveiristas, realizado pelo Consórcio Público Intermunicipal de Rondônia (Cimcero) em parceria com o Tribunal de Justiça (TJ), no auditório da Universidade de Rondônia (Unir), em Ji-Paraná.

A capacitação faz parte do projeto Colhendo Sementes, Construindo Viveiros e Plantando Florestas, presente em 34 municípios rondonienses. Participam secretários municipais e técnicos dos viveiros das prefeituras contempladas pelo projeto, além do público em geral.

Na programação de dois dias, houve palestras sobre a regularização dos viveiros, recuperação de minas e nascentes, produção sustentável de mudas e apresentação do planejamento para 2024.

O idealizador do projeto, o juiz Maximiliano Deitos, da Comarca de Ji-Paraná, explanou sobre a contribuição de cada um dos envolvidos no projeto.

“Hoje, cada viveiro produz de 60 a 150 mil mudas e essa cultura só foi possível pelos conhecimentos e crenças das pessoas que atuam nesta ação”.

Deitos também detalhou sobre cada palestra do encontro e da importância de cada uma para o desenvolvimento estadual. Ao Cimcero, ele agradeceu pelo veículo adquirido para o projeto. E também parabenizou aos parceiros pela doação de dois milhões de embalagens para as mudas.

A secretária do Cimcero, Maria Aparecida de Oliveira, agradeceu a todos os presentes.

“A união faz a força. Sozinhos não somos ninguém, mas juntos somos fortes! Isso é realidade com esta parceria”. Ela também enfatizou sobre a importância do cuidado com o meio ambiente. “O preço do descuido com o ambiente é o calor e a crise hídrica. E é por meio de projetos como esse que vamos recuperar e dar subsistência ao nosso estado”.

Representando os prefeitos, participantes do projeto, o prefeito de Urupá, Célio Lang (PSB), ressaltou sobre a diferença dos viveiros para o município. “Acompanho a satisfação dos agricultores e comunidade ao receberem essas mudas. Há muita qualidade no atendimento e entendimento que a ação fará uma grande diferença para o futuro”, avaliou.

O diretor de parcerias do Cimcero, Walmir Rodrigues, afirmou que o evento vem para ser um farol em meio aos desafios enfrentados.

“As conexões que fazemos aqui devem inspirar projetos significativos para o futuro sustentável de todos nós”.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Notícia vista 1420 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.