Jornal Correio Popular Notícia
CADASTRO AMBIENTAL
Produtores rurais recebem ações do projeto “RetifiCAR”

Data da notícia: 2024-05-17 17:37:27
Foto: Assessoria/Divulgação
A regularização faz parte de um conjunto de ações para garantir o equilíbrio ambiental e produtivo do imóvel rural

Com o objetivo de facilitar os atendimentos aos produtores rurais, o governo de Rondônia promoveu, no período de 7 a 11 de maio, uma ação de retificação de Cadastros Ambientais Rurais (CAR), por meio da Secretaria Estadual do Desenvolvimento Ambiental (Sedam).

A atividade, organizada pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), foi desenvolvida pela Federação de Agricultura e Pecuária de Rondônia (Faperon), e contou com a parceria da Coordenadoria de Monitoramento e Regularização Ambiental Rural (Comrar) e sindicatos dos produtores rurais, mediante o Projeto RetifiCAR.

A regularização ambiental rural é um conjunto de ações estabelecidas no Código Florestal, para garantir o equilíbrio ambiental e produtivo do imóvel rural.

A ação ocorreu nos municípios de Castanheiras, Novo Horizonte do Oeste e Rolim de Moura. Na iniciativa, mais de 80 atendimentos foram realizados, com diversos serviços prestados, incluindo a elaboração do CAR, atendimento a notificações, esclarecimento de dúvidas sobre pendências no cadastro e retificação dos registros para validação.

Os benefícios dos imóveis com o CAR, analisado e aprovado pelo órgão ambiental, incluem o acesso ao crédito rural com melhores condições de financiamento, oportunidade para certificações ambientais, acesso ao mercado de Cotas de Reserva Ambiental (CRA) e Pagamentos por Serviços Ambientais (PSA).

De acordo com o secretário da Sedam, Marco Antonio Lagos, a iniciativa reflete o empenho em promover uma gestão ambiental responsável.

“Essa ação de retificação é parte dos esforços para garantir o equilíbrio entre desenvolvimento e preservação ambiental. Ao oferecer apoio técnico e facilitar o acesso dos produtores rurais à regularização ambiental, estamos contribuindo para a conservação dos ecossistemas e para o desenvolvimento sustentável da região”, afirmou.

Segundo o coordenador da Comrar, Geovani Marx Rosa, o projeto é para auxiliar os produtores na retificação, promovendo a regularização ambiental dos imóveis rurais.

“O primeiro passo é o CAR, em seguida, é preciso acompanhar a análise pelo órgão estadual competente. Neste caso, a Sedam, realiza as retificações necessárias”, pontuou.

Fonte: Assessoria

Notícia vista 11451 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.