Jornal Correio Popular Notícia

RAD 2023
Marcos Rocha confirma queda no desmatamento

Data da notícia: 2024-05-31 18:20:33
Foto: Assessoria/Divulgação
O governador Marcos Rocha afirmou que a redução foi de 70,1% na comparação dos anos de 2023 e 2024

O governador de Rondônia, Marcos Rocha (União Brasil) afirmou que investimentos no desenvolvimento de sistemas de monitoramento resultaram na redução do desmatamento de áreas de cobertura vegetal no estado.

O Relatório Anual de Desmatamento (RAD 2023) do MapBiomas (sistema de validação e refinamento de alertas de desmatamento com imagens de satélite de alta resolução) mostrou que de 2023 para 2024 houve redução de 70,1%. O menor índice dos últimos cinco anos.

“As ações estratégicas implementadas para a redução do desmatamento vão ao encontro do engajamento com a proteção e conformidade com a legislação ambiental. Com investimentos em equipamentos, operações e trabalho de fiscalização e educação ambiental, o estado está obtendo resultados expressivos contra o desmatamento”, lembrou Marcos Rocha.

A redução foi confirmada pela Secretaria Estadual do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), por meio da Coordenadoria de Geociências (Cogeo), na quarta-feira (29). Segundo a Sedam, com o levantamento, Rondônia se destaca como o 2° estado do país com a maior diminuição de degradação florestal.

O declínio acentuado, segundo Marco Rocha, confirma a trajetória de preservação ambiental no estado, e marca 2023, como o período com a menor quantidade de alertas de desmatamento nos últimos cinco anos.

“Os números ressaltam os esforços contínuos para proteger as florestas de Rondônia e promover uma abordagem mais sustentável ao desenvolvimento da região”, assegurou o governador.

“A utilização dessas informações embasa ações de proteção ambiental e a preservação dos recursos naturais. Vamos utilizar esses dados para orientar políticas e iniciativas de conservação, garantindo assim, a proteção de biodiversidade e dos serviços ecossistêmicos que as florestas oferecem”, garantiu o secretário da Sedam, Marco Antônio Lago.

De acordo com o coordenador da Cogeo, Guilherme Vilela, o RAD 2023, desenvolvido pelo MapBiomas, ratifica os valores analisados pelos sistemas da Sedam.

“Esses sistemas são fundamentais para a identificação e acompanhamento das áreas desmatadas, permitindo ações mais eficazes de controle e preservação”, confirmou.

Fonte: Secom

Notícia vista 1959 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.