Jornal Correio Popular Notícia

DOAÇÃO
Coleta itinerante de bolsas de sangue acontece em Urupá

Data da notícia: 2024-06-07 18:11:31
Foto: Esio Mendes/Secom
Iniciativa reforça o abastecimento de bolsas de sangue

Um serviço para coleta de sangue está sendo realizado pelo governo de Rondônia, no Sindicato dos Trabalhadores Rurais, localizado na rua Mogno, nº 3.780, no centro do município de Urupá. A iniciativa, que visa reforçar o fornecimento de bolsas de sangue nos hemocentros da região central, é executada por meio da ação “Fhemeron Itinerante”, coordenada pela Fundação Estadual de Hematologia e Hemoterapia (Fhemeron).

Para o evento, que se encerra hoje (8), foi designada uma equipe de técnicos da fundação, em parceria com o município, a fim de realizar a missão de coleta, que objetiva recolher mais de 100 bolsas de sangue.

A mobilização está relacionada à campanha “Junho Vermelho”, cujo movimento tem o intuito de conscientizar a população sobre o ato de doar sangue e faz alusão ao Dia Mundial do Doador, memorado no dia 14 de junho.

Na quinta-feira (6), um representante da Captação de Doadores esteve no município para verificação do espaço, além de montar o fluxo de doações. Ainda neste dia, também foi realizada a visita técnica aos órgãos públicos, comércios e empresas parceiras da iniciativa.

De acordo com a gerente de captação, Maria Luíza Pereira, a ação também é uma forma de facilitar o acesso dos voluntários à prática da doação de sangue.

“Trazer a coleta até a cidade do doador, é estreitar os caminhos de quem quer salvar vidas. Com o atendimento itinerante, a oportunidade do cidadão fazer o bem se torna mais viável, e dessa forma conseguimos que mais pessoas abracem esse ato humanizado “, evidenciou.

Além de Urupá, a campanha atenderá outros 13 municípios do estado, mantendo o abastecimento em quatro agências transfusionais localizadas em Jaru, Ouro Preto do Oeste, Alvorada do Oeste e Presidente Médici.

Com as doações, o estoque se mantém equilibrado, evitando eventuais transtornos no atendimento de pacientes e demais unidades que necessitam do insumo.


Requisitos

Os requisitos básicos para ser doador devem atender às seguintes condições:

Apresentar documento de identidade com foto; possuir peso superior a 50 kg.

Ter entre 18 e 69 anos, os de 16 e 17 podem doar acompanhados do pai/mãe ou responsável.

Não estar em jejum e não ter ingerido alimentos gordurosos nas últimas três horas antes da doação.

Ter dormido, ao menos, seis horas nas últimas 24 horas.

Fonte: Secom

Notícia vista 1253 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.