Jornal Correio Popular Notícia

JARU
Escola realiza projeto sobre o uso consciente da água

Data da notícia: 2024-07-01 18:47:07
Foto: Vanuza Cordeiro/Secom
Houve visita guiada dos alunos ao Parque Ecológico

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Dayse Mara, localizada no município de Jaru, realizou uma campanha de conscientização do uso da água em resposta à demanda do governo de Rondônia sobre a crise hídrica, que o estado já vem enfrentando. A ação contou com a participação de 750 alunos.

A Escola Dayse Mara utilizou como estratégia, uma orientação aos estudantes e familiares quanto ao uso adequado da água e os prejuízos que podem causar a falta ou escassez dela.

Segundo a coordenadora regional de Educação, Vanuza Cordeiro, o projeto foi idealizado em maio e executado em junho.

“O objetivo da ação é sensibilizar, ao menos 90% dos estudantes, familiares e a comunidade escolar, quanto ao uso e cuidados com a água, com foco na prevenção de um colapso social. Inclusive, a escola convida a todos os cidadãos jaruenses a abraçarem essa causa, e utilizar a água de forma consciente”, pontuou.

Dentre as atividades, foram realizadas visita ao Centro de Atendimento de Água e Esgoto de Rondônia (Caerd); um piquenique às margens do rio Jaru; reunião com os pais e a comunidade escolar; pit stop, em que setores próximos às escolas receberam vários panfletos explicativos; visita ao Parque Ecológico e a uma faculdade particular em Ariquemes.

De acordo com a titular da Secretaria Estadual da Educação (Seduc), Ana Lúcia Pacini, o projeto é de viés multidisciplinar, contando com a colaboração de vários professores e suas áreas do conhecimento, sob a orientação da direção da escola com as professoras da unidade.

“Os alunos aprendem a utilizar a água com consciência. Um dos objetivos do projeto, desenvolvido pelo colégio, é formar o aluno para ser um cidadão responsável”, disse.

Crise Hídrica

Para tentar mitigar as consequências da seca, o Comitê de Crise Hídrica de Rondônia se reuniu para discutir ações e medidas que podem ser tomadas para abrandar a estiagem. Um dos projetos desenvolvidos pelo estado é trabalhar na recuperação e proteção de nascentes e cursos hídricos, importantes para manutenção do abastecimento de água, em várias regiões.

Fonte: Secom

Notícia vista 1481 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.