Jornal Correio Popular Notícia


MEDIDA PREVENTIVA
Governo de RO cancela Desfile de 7 de Setembro

Data da notícia: 2024-08-30 18:27:06
Foto: Ésio Mendes/Divulgação
Além dos esforços de combate ao fogo, governo orienta a população sobre como se proteger, evitando a exposição aos poluentes

Em uma medida preventiva para resguardar a saúde e integridade física da população, o governo de Rondônia cancelou o tradicional desfile cívico-militar de 7 de Setembro. A decisão foi tomada com base na Nota Técnica nº 42/2024/Sesau Astec e nas recomendações da Coordenação-Geral de Vigilância em Saúde Ambiental do Ministério da Saúde, que alertam para os riscos à saúde decorrentes das queimadas e incêndios florestais que afetam o estado.

A Nota Técnica enfatiza à necessidade de proteção da saúde pública, prevenção de doenças relacionadas à exposição da fumaça e outros poluentes gerados pelos incêndios florestais, com atenção especial dada às populações mais vulneráveis, que estão em maior risco devido às condições ambientais adversas. Além dos esforços de combate ao fogo, é fundamental orientar a população sobre como se proteger, evitando, dentro do possível, a exposição aos poluentes.

Aumentar a ingestão de água e líquidos ajuda a manter as membranas respiratórias úmidas e, assim, mais protegidas.
Reduzir ao máximo o tempo de exposição, é recomendado que se permaneça dentro de casa, em local ventilado, com ar-condicionado ou purificadores de ar.

Em casa, na escola, ou no ambiente de trabalho, as portas e as janelas devem permanecer fechadas durante os horários com elevadas concentrações de partículas, para reduzir a penetração da poluição externa.

Evitar atividades que possam aumentar a poluição dentro de casa, como: preparo de alimentos em fogões à lenha ou outros tipos de fornos que utilizem energia não limpa como combustível (madeira, carvão, restos de vegetais, querosene, dentre outros) ou que tenham sistema de exaustão deficiente.

Uso de máscaras do tipo “cirúrgica” podem reduzir a exposição às partículas grossas, especialmente, para populações que residem próximas a focos de queimadas.

Para o enfrentamento das queimadas, o governo de Rondônia publicou dois decretos nesta semana. O Decreto n° 29.417, publicado na segunda-feira (26), declara situação de emergência estadual devido aos incêndios florestais. Complementando a medida, o Decreto n° 29.428, publicado, na quarta-feira (28), suspende a permissão para o uso do fogo em todo o estado por um período de 90 dias, reforçando as ações de controle e redução dos incêndios.

Fonte: Secom

Notícia vista 1256 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.