Jornal Correio Popular Notícia




SOLDADO DA BORRACHA
Focos de incêndios diminuem em área de estação ecológica

Data da notícia: 2024-09-16 18:07:35
Foto: Secom/Divulgação
Segundo o CEPCIF, os focos na Estação Ecológica Soldado da Borracha caíram de 34 para 17

Para a defesa da Estação Ecológica Soldado da Borracha, uma das áreas mais afetadas pelas queimadas no período de estiagem severa, o governo de Rondônia e órgãos parceiros desencadearam a “Operação Temporã II”. Os focos de incêndios que eram 34, no domingo (8), diminuíram para 17, na quarta-feira (11), com redução de 46,88%.

O Comitê Estadual de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (CEPCIF) informou que monitora a situação ambiental. Em nota, o CEPCIF divulgou que a Operação Temporã entra na segunda fase mais incisiva e abrangente. Segundo o órgão, ela é um desdobramento necessário para conter as chamas, que emprega esforços nas áreas sensíveis do estado, a exemplo da Estação Ecológica Soldado da Borracha.

Além de destacar o trabalho intenso de extinção de incêndios, o monitoramento na estação ecológica culminou na redução da área queimada. O boletim da “Operação Temporã II” também trouxe o registro de 38 abordagens policiais e fiscalização realizadas na região, bem como a apreensão de arma e munições, para inibir crimes ambientais. A estação ambiental está localizada entre os municípios de Porto Velho e Cujubim.
O diretor de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (CBMRO), capitão BM, Geanderson Maia Trindade, explicou que na região da Soldado da Borracha existem muitos desafios de acesso, como morros com subidas íngremes, arbustos e pedras soltas, que tornam o combate difícil e exaustivo.

Segundo ele, os profissionais empregam técnicas de extinção das chamas e fazem aceiros, para prevenir a passagem do fogo. “É um trabalho combativo e preventivo, essencial para execução dessa operação técnica e tática”, frisou.

O CEPCIF foi instituído pelo Decreto n° 28.811 de 17 de janeiro de 2024. Ele é um marco no esforço para proteger o meio ambiente e garantir a segurança das comunidades rondonienses.

Fonte: Secom/Divulgação

Notícia vista 1614 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.