Jornal Correio Popular Notícia


SAÚDE
Governo apoia comunidades afetadas pela seca e poluição

Data da notícia: 2024-09-26 18:21:22
Foto: Igor Evangelista/MS/Divulgação
Equipes da Sesau e Ministério da Saúde atuam para oferecer suporte às regiões mais impactadas pela estiagem severa

Com o intuito de intensificar as ações de apoio às comunidades que enfrentam a escassez hídrica e incêndios florestais criminosos, o governo estadual trabalha em conjunto com a Força Nacional do Sistema Único de Saúde (FN SUS) para avaliar e oferecer suporte às regiões mais impactadas pela estiagem severa e poluição decorrentes dos incêndios florestais.

A equipe técnica da Secretaria Estadual da Saúde (Sesau) e do Ministério da Saúde realizam visitas a locais como Porto Velho, Guajará-Mirim e comunidades indígenas de Nova Mamoré, que enfrentam a falta de água potável, impossibilidade de realizar atividades de pesca, higiene pessoal e com problemas respiratórios devido à fumaça provocada pelos incêndios florestais, em sua maioria criminosos.

O secretário da Sesau, Jefferson Rocha, explicou que o apoio da equipe técnica da pasta, em colaboração com a Força Nacional do SUS, está intensificando as ações em comunidades distantes, afetadas pela crise hídrica e incêndios florestais. “A visita técnica está realizando sobrevoos nas áreas, para avaliação do impacto das queimadas, e mesmo tempo promovendo diálogo com lideranças locais. Isso tem sido fundamental para identificar as necessidades e fortalecer o SUS na oferta de assistência à população afetada”, frisou.


Ações conjuntas

A visita técnica da Sala de Situação Nacional de Emergências Climáticas em Saúde, que ocorre, em Rondônia, entre os dias 23 e 27 de setembro, tem o objetivo de promover uma integração entre os diferentes poderes para fortalecer ações conjuntas. As estratégias discutidas durante a visita estão focadas em mitigar os impactos da crise hídrica e incêndios florestais, desenvolvendo iniciativas que promovam a saúde, previnam doenças e reduzam a vulnerabilidade da população diante dos eventos climáticos extremos que afetam o estado.

O secretário de Atenção Especializada à Saúde, Adriano Massuda, observou que o papel da Força Nacional do SUS é unir esforços para oferecer uma resposta eficaz à situação crítica, que diversas regiões enfrentam devido à escassez de água e poluição causada pela fumaça dos incêndios florestais. “A FN SUS está presente no estado de Rondônia, assim como no Acre e Amazonas, atuando em conjunto com os governos locais para identificar os problemas de saúde da população e fortalecer o atendimento da saúde pública nas comunidades mais distantes”, afirmou.

Fonte: Secom

Notícia vista 1232 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.